De
acordo com Rubem Alves, “Tudo começa quando a criança fica
fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro. Não
são as letras, as sílabas e as palavras que fascinam. É a
história”.
Assim
sendo, com o objetivo de incentivar e estimular a leitura no 4º ano
1 e no 5º ano 4, foi realizada a construção de uma árvore
gigantesca – a “Árvore da Leitura”, ressignificando o Cantinho
da Leitura da sala de aula e possibilitando um maior encantamento
pela leitura por parte dos educandos.
A
cada semana, os estudantes deveriam realizar a confecção de uma
folha. Nesta folha, deveriam registrar as emoções, um resumo, uma
passagem importante do livro lido. Algo significativo e referente à
história lida.
Com
o propósito de consolidação do mecanismo da leitura e da
compreensão da mensagem implícita no livro, esta atividade tomou
uma maior proporção a cada semana, pois sabe-se que “a leitura
segue apoiada pela reflexão; a capacidade de concentração aumenta,
permitindo o engajamento do leitor na experiência narrada e,
consequentemente, alargando ou aprofundando seu conhecimento ou
percepção de mundo” (COELHO, 2000).
0 comentários:
Postar um comentário