Sob
orientação da professora de
Arte, Débora
Konrad, os alunos de 9º Anos pesquisaram e estudaram as diferentes
linguagens da Arte Contemporânea, como
a
Performance, o
Happening,
os
Parangolés,
as
Vídeo criaturas
e a
Instalação.
Os
estudantes
foram convidados a construir
diversos
trabalhos,
com
temas pertinentes e do seu interesse, podendo abordar questões
pessoais, do próprio
ser humano, assim como as que envolvesse a sociedade, os valores, os
conceitos, a mídia e a política.
Foram realizados momentos de discussões sobre os temas e a relevância social de cada um. Os educandos tiveram oportunidades de discutir e chegar
as suas próprias
conclusões.
Os
trabalhos foram apresentados ao
público, durante o recreio, pois
a maioria deles,
para
fazer sentido, precisavam
da experimentação do espectador, que passaram
a fazer parte da obra, vivenciando a mesma.
Nestas
intervenções, os
estudantes abordam
os seguintes assuntos: “Assassinato da vereadora Mariélli, do
Rio
de Janeiro”,
“Experiências com os pés”, “Experiências sensoriais”,
“Críticas Sociais”, “O que eu visto não diz quem sou”,
“Abuso Sexual”, “O ser humano, as cores e os sentimentos”,
“Empoderamento Feminino”, “Rótulos” entre outros.
“O
ser humano, as cores e os sentimentos”, foi um dos primeiros
trabalhos expostos, nos remete para uma reflexão interna. É preciso
parar, perceber, experimentar, observar e sentir. São ações
simples, mas que na correria deste mundo, cheio de tecnologias e
informações instantâneas, acabam se perdendo. Vivemos em uma sociedade egocêntrica e não
estamos nos permitindo sentir, parar, observar para depois concluir.
Aparecem aqui sentimentos antagônicos que nos permeiam desde nossa
infância
(Bem
e Mal, Interno e Externo, Colorido e Preto e Branco, Feminino e
Masculino, yin yang),
que nos convidam a pensarmos sobre os nossos sentimentos, dos mais
nobres aos mais repudiados, os quais estão escondidos, sem serem
revelados. No trabalho o pano preto esconde e o branco releva, as luzes representam nossa luz interior.
“Espero
que trabalhos como este sirvam de estímulo para um real protagonismo
e construção de conhecimento significativo, latente e interessante
aos nossos amados alunos” – Professora
Débora
L. H. Bueno Konrad
0 comentários:
Postar um comentário