NOVIDADES
Carregando...

Intervenções Contemporâneas na hora do Recreio



Sob orientação da professora de Arte, Débora Konrad, os alunos de 9º Anos pesquisaram e estudaram as diferentes linguagens da Arte Contemporânea, como a Performance, o Happening, os Parangolés, as Vídeo criaturas e a Instalação.




Os estudantes foram convidados a construir diversos trabalhos, com temas pertinentes e do seu interesse, podendo abordar questões pessoais, do próprio ser humano, assim como as que envolvesse a sociedade, os valores, os conceitos, a mídia e a política.

Foram realizados momentos de discussões sobre os temas e a relevância social de cada um. Os educandos tiveram oportunidades de discutir e chegar as suas próprias conclusões.




Os trabalhos foram apresentados ao público, durante o recreio, pois a maioria deles, para fazer sentido, precisavam da experimentação do espectador, que passaram a fazer parte da obra, vivenciando a mesma.




Nestas intervenções, os estudantes abordam os seguintes assuntos: “Assassinato da vereadora Mariélli, do Rio de Janeiro”, “Experiências com os pés”, “Experiências sensoriais”, “Críticas Sociais”, “O que eu visto não diz quem sou”, “Abuso Sexual”, “O ser humano, as cores e os sentimentos”, “Empoderamento Feminino”, “Rótulos” entre outros.


O ser humano, as cores e os sentimentos”, foi um dos primeiros trabalhos expostos, nos remete para uma reflexão interna. É preciso parar, perceber, experimentar, observar e sentir. São ações simples, mas que na correria deste mundo, cheio de tecnologias e informações instantâneas, acabam se perdendo. Vivemos em uma sociedade egocêntrica e não estamos nos permitindo sentir, parar, observar para depois concluir. Aparecem aqui sentimentos antagônicos que nos permeiam desde nossa infância (Bem e Mal, Interno e Externo, Colorido e Preto e Branco, Feminino e Masculino, yin yang), que nos convidam a pensarmos sobre os nossos sentimentos, dos mais nobres aos mais repudiados, os quais estão escondidos, sem serem revelados. No trabalho o pano preto esconde e o branco releva, as luzes representam nossa luz interior. 





Espero que trabalhos como este sirvam de estímulo para um real protagonismo e construção de conhecimento significativo, latente e interessante aos nossos amados alunos” – Professora Débora L. H. Bueno Konrad









0 comentários:

Postar um comentário