NOVIDADES
Carregando...

Consciência, reconhecimento ou parte significativa da nossa história, a qual não deve ser esquecida?


“O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
Por que dia 20 de novembro?
A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.”

Na EMEF Eng.º Ildo Meneghetti foi elaborado um importante trabalho, o qual juntou disciplinas das áreas de humanas e linguagens. As professoras Fernanda(História), Jorgia(Geografia) e Karlla(Artes), organizaram um estande de trabalhos realizados por seus alunos, que referenciou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O conjunto de trabalhos deu origem a um belo espaço em um dos principais corredores da escola, cada aluno que ali passava se interessou pela leitura de livros expostos, instrumentos de música de origem afro e frases que trazem uma importante reflexão a respeito dessa data.
Trabalhos como esse, que abordam temáticas importantes a História de nosso país, fazem da Escola Ildo um espaço de reflexão, diálogo e respeito a diversidade. Dentro dos parâmetros pedagógicos necessários, nossos professores criam um ambiente educacional voltado a diversidade de culturas que existem em nosso Brasil e reforçam que TODAS são de igual importância a nossa História, sem desmerecer ou deixar de reconhecer nenhuma delas. 

Algumas fotos dessa bela exposição:




 


0 comentários:

Postar um comentário