A
professora Karlla Francisco trouxe ao Blog, um importante relato
referente as atividades desenvolvidas no componente curricular de
Arte, durante o 1º Trimestre, na EMEF Eng.º Ildo Meneghetti. Segue
abaixo.
“Durante
o 1º Trimestre, no componente curricular de Arte, os alunos dos
nonos anos estudaram conteúdos a respeito das diferentes tribos
urbanas presentes em nossa sociedade, que são formadas através de afinidades
e interesses em comum. Em seguida, baseados nessas tribos, os(as) alunos(as) ainda estudaram e analisaram
os diversos tipos de Intervenções Urbanas.
As
Intervenções Urbanas são formas de arte que se manifestam
visualmente nas cidades, lançando em espaços públicos
questionamentos sobre nossa vida em sociedade, fazendo críticas à
nossa política, às nossas formas de cuidar do meio ambiente ou até
mesmo como cuidamos de nós mesmos e como vemos o outro.
Organizados
em grupos, os(as) alunos(as) escolheram temas os quais eles acreditam
serem merecedores de questionamentos ou críticas. Entre os trabalhos
apresentados, alguns grupos de destacaram devido a aspectos específicos de sua apresentação.
Iniciando pelo grupo que apresentou o tema "Puxando
conversa", dos estudantes Nicole Exner, Hannah Zang, Diogo
Bressan e Bruna Rydsky, da turma 9º Ano 2. A proposta de
trabalho do grupo utilizou uma cabine, onde duas pessoas sem nenhum tipo
de afinidade entravam e, ali mesmo, deveriam iniciar um diálogo,
baseado em perguntas de um jogo de cartas.
A
proposta do grupo ofereceu uma importante reflexão crítica, sobre a
forma como temos facilidade em "interagir" virtualmente com qualquer
pessoa, mas temos dificuldade de interagir pessoalmente, muitas vezes até mesmo
com nossos familiares, amigos e professores.
O
grupo da turma 9º Ano 1, formado pelos estudantes Amanda Reinehr,
Antony Daneinheimer, Felipe Tauã, Lara de Souza e Gabriel Renz, se
destacou com a apresentação de uma instalação, na qual foi
criticado os maus tratos aos animais. Na instalação, o grupo deu
ênfase a reflexão sobre como aprisionamos animais silvestres e
muitas vezes não damos importância a animais de rua.
Na
turma do 9º Ano 3, o destaque foi para os alunos Djenifer Deponti,
Éder Gribler e Bianca Carvalho, que apresentaram uma performance
relacionada à poluição ambiental, a proposta oferecida pelos
estudantes mostrou que de uma forma ou de outra, todo o lixo que
jogamos nas ruas, acaba voltando para nós, e, no caso, sendo
consumido por animais marinhos que acabam morrendo, devido ao fato de
ficarem com o estômago cheio de plásticos.”
0 comentários:
Postar um comentário